segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SEMANA DA DANÇA DE SALÃO 2012 - VENHA FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO!

Reunião na sede da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão define diretrizes para estimular as comemorações da Semana da Dança de Salão do RJ 


A ideia é dar publicidade à data e chancelar os produtores culturais e profissionais da dança que queiram inserir seus eventos na programação oficial da APDS 

No domingo dia 18/08, sede da APDS-RJ, em Bangu, aconteceu a reunião de sua diretoria e associados com vistas à formulação de uma grade provisória dos eventos que serão apoiados pela associação durante a Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

A efeméride, criada pela Lei 3440/2000, carece de regulamentação até hoje. E sem regulamentação a Lei, que determina que o poder executivo promoverá eventos no período às suas expensas, não pode ser cumprida.

Para não deixar esta conquista da dança de salão cair no esquecimento, a APDS vem coordenando desde 2008 eventos comemorativos que mantenham a visibilidade da Semana, enquanto luta por sua regulamentação.

Como nos anos anteriores, a ideia é cadastrar eventos já programados para acontecer no período da SDS (este ano, de 18 a 24 de novembro), que, se atenderem às condições estabelecidas pela APDS, receberão a chancela da instituição e constarão na grade oficial de eventos a ser divulgada mês que vem no Jornal Falando de Dança.

Desses, a APDS elegerá um evento por dia, preferivelmente em regiões distintas, no qual a diretoria se fará presente para a entrega de moções e certificações. Como a lei é estadual, eventos realizados em outros locais fora da capital fluminense serão bem-vindos.

“Embora não possamos estar presentes em todos os eventos, principalmente aqueles fora do Rio, pretendemos recolher todo o material fotográfico e de divulgação disponível, que irá se juntar ao dossiê que apresentaremos à secretaria estadual de cultura, reforçando nossa luta pela regulamentação da Lei 3440/2000”, declarou Jaime José, presidente da APDS, que conta com o apoio institucional do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ e da Associação Nacional de Dança de Salão (Andança).

A reunião também serviu para a apresentação dos voluntários que irão trabalhar pela SDS-2012. Leonor Costa, editora do Jornal Falando de Dança, por exemplo, candidatou-se a reativar a página eletrônica do evento, que será atualizada com as informações pertinentes à edição 2012.

Enquanto a grade de eventos vai se configurando, pelo menos a cerimônia de pré-lançamento já está garantida: com o apoio da Gerência de Dança da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, ela se dará no Centro Coreográfico do RJ, sábado dia 17/11, com palestra e coquetel.

  • Interessados em fazer parte deste movimento já podem procurar Jaime José, no tel. (21) 2401-0418 ou pelo email jaime-jose@ig.com.br. 
  • Saiba mais sobre a Lei 3440/2000 e a Semana da Dança de Salão acessando o índice de postagens na coluna da esquerda.
  • Saiba mais sobre a história da dança de salão e outras matérias pertinentes nos links da coluna da direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mensagens serão submetidas à aprovação. Conteúdos ofensivos ou publicitários não serão publicados.