segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jornal Falando de Dança destaca o pré-lançamento da SDS-2012 em sua edição 63 (dezembro/2012)



Dia 17/11 foi realizado o coquetel de pré-lançamento da Semana da Dança de Salão 2012, organizado pela Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ - APDS.

O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, através de sua Gerência de Dança, que cedeu para a ocasião o loft do Centro Coreográfico da Cidade do RJ.


No local foram montados os painéis da exposição “200 anos de ensino de dança de salão no Brasil”, de curadoria de Leonor Costa, editora do JFD. Leonor proferiu palestra sobre políticas públicas para a dança de salão e as leis que beneficiam esse segmento cultural, como a Lei Boldrim (Semana da Dança de Salão), a Lei Molon (Dança de Salão Patrimônio Imaterial do RJ), o Dia do Dançarino Municipal (lei de autoria do vereador S. Ferraz), o Dia do Dançarino Estadual (de autoria do deputado estadual Dionísio Lins) e a iminente aprovação do Festdança, um festival estadual de dança de salão.


Em seguida houve um debate mediado pelo prof. João Batista, tendo à mesa representantes do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ - SPDRJ (Bruna Magnago), APDS (Jaime José, Jorge e Tereza Bravo) e Jornal Falando de Dança (Antônio Aragão).


Durante o coquetel, aconteceu também o lançamento e tarde de autógrafos do volume 4 da coletânea “200 anos de dança de salão no Brasil” (Organizador Marco Antônio Perna, editora Amaragão, 2012), com a presença de cinco dos coautores da coleção, com destaque para Agnez Pietsch, que veio de Brasília especialmente para a ocasião.

A Semana da Dança de Salão do RJ é uma efeméride inserida no calendário cultural do Estado pela Lei 3440/2000 e desde 2008 vem sendo celebrada pela APDS, que coordenada eventos comemorativos à data. A APDS também tem como uma de suas bandeiras a luta pela regulamentação da Lei da SDS, sem o que não há como se canalizar verbas públicas para sua realização.

Este ano, a programação da SDS-2012 chancelada pela APDS, SPDRJ e Andanças, foi divulgada pelo Jornal Falando de Dança e os sites parceiros Dance a Dois, Agenda da Dança de Salão Brasileira e Momentos de Tango.



Em breve as coberturas fotográficas dos eventos participativos estarão disponibilizadas nos sites parceiros e nas páginas eletrônicas da APDS e da SDS. Com destaque para a cerimônia oficial de encerramento da SDS-2012, ocorrida no fechamento desta edição, dia 24/11/12, no Forte Copacabana, com o espetáculo “Caminhos do Samba”, do Studio de Artes e Danças Bangu.
Na próxima edição, um balanço da Semana da Dança de Salão 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mensagens serão submetidas à aprovação. Conteúdos ofensivos ou publicitários não serão publicados.